Espaço Que se Transforma
Os clientes desafiaram-nos a criar uma cozinha que não parecesse tanto uma cozinha. Por isso escondemos o forno e micro-ondas atrás de portas rebatíveis, e o resultado é um espaço de elegância intemporal e design minimalista, sem comprometer a funcionalidade.
Para que a cozinha parecesse menos uma cozinha, quando vista desde a sala, trabalhámos para esconder aquele que seria, tradicionalmente, o seu principal símbolo: o forno.
A solução apresentada passa por um nicho de portas rebatíveis, incluído ao centro da parede de colunas, que oculta o forno e micro-ondas quando não são necessários, e ao mesmo tempo qualquer pequeno eletrodoméstico, servido também como zona de pequenos-almoços escondida.
A ilha em cascata, de proporções generosas, dispõe de espaço de arrumação dos dois lados e aba para sentar cinco pessoas. É, em simultâneo, uma afirmação de requinte visual e a área de trabalho, com sistema BORA X Pure para indução e extração, e lava-louça e misturadora, ambos Franke, em preto mate.
O frigorifico e congelador side by side de encastre, forno, micro-ondas e máquina de lavar louça são Siemens.


Design Discreto
Uma parede completa de colunas proporciona todo o espaço de arrumação necessário, com uma estética limpa, característica do nosso modelo Linea. As frentes são tão largas quanto possível e sem puxadores ou outros elementos proeminentes.
A cor escolhida para a cozinha é o branco, em concordância com a clareza de visual e o design minimalista que se pretendia. Esta tem a sua beleza sem ofuscar o ambiente envolvente, deixando-o cheio de oportunidades para a decoração ao redor.
Portas Rebatíveis
Ao centro das colunas está a seção de portas rebatíveis. Tão impercetível quando está fechada e, por outro lado, tão prática e necessária quando está aberta. Em simultâneo, esconde forno e micro-ondas quando não são necessários, mas também serve de zona de preparação para pequenos-almoços.
O apontamento em melamina decorativa que replica o efeito da oxidação dos materiais, liga na perfeição com a escolha do tampo da ilha.


Zona de Pequenos-Almoços
A zona de pequenos-almoços surpreende quando surge por detrás das portas rebatíveis, como um oásis de área de trabalho. Tem uma pequena bancada para pequenos eletrodomésticos, gavetas com soft-close para cómoda arrumação, e prateleiras para disposição de alguns itens, gentilmente iluminados.
E com simples movimentos, as portas recolhem e desaparece toda a desarrumação própria do começo de mais um dia (ver vídeo).
Arrumação no Interior da Ilha
Toda a área de trabalho está concentrada na ilha, com sistema de indução e extração BORA X Pure, lava-louça e misturadora. Por isso esta tinha de ser extremamente prática para dar resposta a todas as necessidades dos clientes na hora de preparar as refeições.
A poucos passos de distância, está móvel gaveteiro para talheres, inclusive com gavetas interiores, para maximizar a arrumação sem comprometer a estética exterior, e largos gavetões para panelas e outros utensílios necessários para cozinhar.
Quem cozinha tem vista privilegiada para o exterior, através das largas janelas por onde a luz natural brinda alegremente.
Nas costas da ilha, uma nova fileira de móveis oferece arrumação suplementar.


Vitrine Iluminada
Posicionada no final do layout da cozinha, a vitrine atua como uma ponte entre esta e a área de estar, elegantemente unindo as duas num coerente espaço único de entretenimento. A iluminação interior dá-lhe requinte, e as prateleiras inferiores, pensadas para armazenamento de garrafas, são extremamente práticas.
Laminam Ossido Bruno
A ilha em cascata com 6 cm de espessura afirma uma presença admirável.
O material escolhido foi Laminam Ossido Bruno, uma referência que se inspira na oxidação do ferro, conjugando com o acabamento escolhido para o interior da zona de pequenos-almoços.
Trabalhámos quase nas dimensões máximas da chapa, permitindo ainda uma aba onde cinco pessoas se podem sentar para refeições rápidas e momentos relaxados em família.


Franke Icon
A misturadora Franke Icon é uma peça de enorme elegância para acrescentar à cozinha. E o seu acabamento preto mate combina na perfeição com o lava-louça, também ele da Franke, e com os detalhes do forno e micro-ondas.
Espaço de Partilha
Trabalhámos para criar um espaço sereno e uma cozinha para ser experienciada, onde os sistemas funcionais possibilitam extrair o máximo de cada móvel e o design minimalista na parede de colunas permite realçar a robustez do Laminam Ossido Bruno na ilha. E o resultado desta combinação merece ser partilhado com quem mais se gosta.
